[GTER] RES: Roteador no seu limite de uso?

jimmi jimmi at netpoint.com.br
Thu Jan 15 11:37:07 -02 2009

(Desculpem pela mensagem em branco, anterior a esta).

Renato.

Sua preocupação é com:

- utilização do enlace?
  Se for, uma observação. Caso você tenha contratado em E3 ATM, a
  diferença entre os 34 e os 29 se deve a relação header e
  payload da tecnologia utilizada.

- a capacidade de forwarding do roteador?
  A relação volume de tráfego versus tamanho médio dos pacotes
  deve ser observada.

- memória?
  O número de peerings BGP estabelecidos e as tabelas de roteamento
  através destes aprendidas deve ser observada.
  Com 32M, acho que você não passa de uns 35 mil prefixos aprendidos antes
  de seu roteador resetar a sessão.
  BGP Full Routing (~180K routes) nem pensar.

- processamento

  O comentário do CEF é pertinente.

  Pode ser também ao (1) aprendizado de tabelas de roteamento e sua
  confrontação com seus "BGP route-maps in" durante estabelecimento
  e/ou (2) flapping de peerings BGP, (3) o próprio flapping de peerings
  BGP e (4) conseqüente convergência da tabela de roteamento/CEF.

  Tamanho (médio) dos pacotes. Considerando o mesmo volume de tráfego,
  processar mais pacotes menores impacta muito mais no desempenho
  que processar menos pacotes maiores.

Acho que todos estes pontos observados pelos colegas têm que ser observados,
mas o problema tem que ser dissecado procurando-se estabelecer a correta
relação este a "consideração' em questão e suas respectivas variáveis.
(Desculpa se este comentário foi muito obvio).

[]s.

Jimmi.