[GTER] Criacao de um Tunnel Broker no Brasil

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Fri Jan 9 14:00:47 -02 2009

Ah,

Esqueci de dizer. Na analise de custos (do projeto de implementacao de
IPv6 nativo), nos teriamos que nos conectar ao PTT-Metro, ou seja,
contratar um link ponto a ponto ate la.

Nos ja temos: AS, BGP, equipamentos com suporte FUll a V6, e bloco
proprio de v6. So nao conseguimos ainda nos conectar a um backbone v6.

Estamos aqui no interior de Sao Paulo. Um link ponto a ponto (2 Mbps)
ate Sao Paulo, custa, considerando MPLS, por volta de R$ 3.800,00 com
contrato de 36 meses (sem descontos).

Esses custos inviabilizaram o nosso projeto com alguns provedores e
mpresas que queriam iniciar as atividades com V6 de subi-lo.

Por isso, a minha ideia de propor um tunnel broker, pra que possamos
fechar o peering V6, sem ter de nos conectar FISICAMENTE ao PTT.

Nao teriamos mais os custos desse link o que invibializaria o processo e
aumentaria as facilidades para que empresas ou provedores tenham a
possibilidade de se conectar ao backbone IPv6, sem depender de uma
operadora e sem depender de ter de pagar um link ponto a ponto ate o PTT.

Isso tambem faz parte do projeto de aumentar a disponibilizacao dos
servicos IPv6, para o pais, pegando areas de atuacao longe do PTT MEtro
... interiores de estados por exemplo.

Att,

Giuliano