[GTER] Embratel não trabalha com IPv6 em seu "backbone"!?

GIULIANO (UOL) giulianocm at uol.com.br
Fri Jan 9 11:22:57 -02 2009

Bom dia,

Mas agora com a noticia do Google migrando a infra toda para IPv6
nativo, talvez as coisas mudem. Quando uma empresa desse porte comeca a
investir nesse tipo de solucao, muita gente corre atras.

E uma pena que os nossos backbones nao estao preparados. Pela noticia:

- Embratel nao suporta

- Telefonica suporta mas nao disponibiliza o servico

- CTBC suporte e disponibiliza o servico.

So que a CTBC ainda nao tem um alcance muito grande. E isso dificulta as
coisas.

Varias iniciativas de IPv6 tem mudando e vao acelerar a tendencia de se
implantar esse novo protocolo.

Nos EUA e no Japao IPv6 ja e bastante difundido. Se nao me engano a NTT
Docomo faz testes de IPv6 mobile desde 2006.

Acho que encapsulamente poderia ser utilizado, mas tambem nao fica bom.

Vc esta cheio de razao:

".. Vamos tunelar o trafego ..." eu tunelo, tu tunelas, ele tunela ..."

Brincadeiras a parte, tunelamento de trafego e um negocio que pode
consumir muito processamento de hardware se o trafego for alto. A CISCO
e a JUNIPER tem modulos especificos pra isso nos roteadores de Core: ASR
e M-Series. As placas especificas sao construidas para trafegos de ate
10Gbps.

Varias aplicacoes que sao muito difundidas nos backbones dos EUA, Europa
e Japao utilizam tunelamento: IPv6 (nos mecanismos de transicao) e
PIM-SM (multicast), VPNs, etc.

O tunelamento ponto a ponto ate que funciona bem. O problema seria
tunelarmos para acessar a nuvem IPv6.

Nos infelizmente nao temos aqui no Brasil uma entidade que tenha um
servico de fechamento de tuneis similar ao Hexago/Freenet6/Go6. Com
regras de utilizacao e tudo mais.

Tem um outro exemplo interessante:

http://tunnelbroker.net/

Poderiamos por exemplo comprar transito IPv6 da CTBC no PTT.Metro,
atraves de um servico de Tunelamento pela internet. Isso ajudaria muito
nas implementacoes iniciais do protocolo e na criacao de estudos de caso.

Somente nao sei se essa ideia e viavel financeiramente e
administrativamente.

Att,

Giuliano