[GTER] RES: Comportamento de DNS da Oi
Leonardo Rodrigues Magalhães
leolistas at solutti.com.br
Thu Jan 8 14:30:28 -02 2009
Alfredo Dal´Ava escreveu:
> Eu até entendo um pouco a situação vista no ponto de vista do provedor de
> serviços: por mais absurdo que se possa imaginar, muitas pessoas não sabem
> interpretar a página de erro do browser. Da mesma forma, muitas pessoas
> também não conseguem sair da página inicial do provedor sem um link para um
> site de busca ou com a ajuda do bookmark. O que é trivial para nós, na
> verdade é uma dor de cabeça tremenda para milhares de usuários, gerando
> suporte, o que é ruim para o prestador de serviços e pior ainda para o
> cliente.
>
> Então acredito aí na boa intenção, para facilitar a vida deste perfil de
> usuario (que hoje é tão comum). Mas também nada impede de aproveitarem pra
> jogar uma propaganda. Concordo que quebra alguns padrões, mas quem sabe não
> é uma oportunidade para mudar estes padrões, prevendo um codigo HTTP por
> exemplo que indica que esta pagina foi redirecionada por falha de DNS.
> Alguns browsers já redirecionam para sites de busca quando há uma falha de
> DNS... ou seja... essa necessidade já foi identificada.
>
Concordo que algumas coisas deveriam ser mais fáceis, e que algumas
ações podem até ser tomadas para tentar facilitar isso.
Eu só acho que é uma imensa utopia achar que algum provedor faz esse
tipo de ação pra 'ajudar o usuário leigo e, feito isso, porque não botar
uma propaganda'.
A intenção é meramente comercial, pra enfiar propaganda na tela de
quem não sabe fazer nada. O cara não sabe digitar uma URL direito mesmo,
então ele vai clicar nos links patrocinados e gerar dimdim pro provedor.
Se a intenção fosse ajudar o usuário, alguém já teria feito uma
página que identifica o navegador e abre um tutorial de internet e do
navegador que o cara usa, ao invés de jogar num mecanismo de busca cheio
de links patrocinados.
Eu até concordaria com a quebra de padrões se isso tivesse a
intenção de tornar a internet mais fácil e tal. Mas o que vemos,
infelizmente, é só mais uma forma dos grandes provedores faturarem um
troquinho a mais.
--
Atenciosamente / Sincerily,
Leonardo Rodrigues
Solutti Tecnologia
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