[GTER] VLANs em RBs (era: BGP)

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Jan 8 13:24:21 -02 2009

Leo ou quem mais já tenha testado,

>   A única coisa que eu ainda não testei, mas pelas msgs no fórum o suporte
> já está OK, é pra parte de VLAN. A RB450 e RB433AH possuem, no chipset,
> somente 2 interfaces de rede. A RB450, porém, possui 5 interfaces, e as
> 433/433AH 3 interfaces. Qual a mágica ? VLAN. Você precisa criar VLANs na
> segunda interface e, assim, conseguir as 5 interfaces da RB450 e 3 da 433.
> Eu não preciso disso, só preciso de 2, então nem tentei fazer isso. Mas pelo
> que rolou no fórum, o suporte já está OK. Suspeito ainda que pela velocidade
> [...]

Você já testou tagged-VLAN (802.1q) em portas das RBs
333/433/433AH/450 ? Como o switch interno já usa VLANs, a dúvida é se
ele ainda consegue passar e reconhecer tags. Isso em tese é possível,
quer colocando o switch em port-based VLANs e abrindo o tag depois,
quer colocando o switch em tag-based VLAN e fazendo q-in-q... mas é
factível ? E é feito com Mikrotik, OpenWRT ou DD-WRT ?

Rubens