[GTER] 2 links

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Fri Feb 27 13:54:25 -03 2009

Alocação de ASN e CIDR são coisas distintas, para alocar um ASN basta
ser multi-homed:
http://www.lacnic.net/pt/registro/asn.html

Estas empresas podem recusar anunciar blocos de outros usando o ASN
delas, mas na medida  que você possui um ASN próprio o que você
anuncia é problema seu, seu sistema é autônomo. O máximo que elas
podem fazer é verificar se você não está fazendo hijack consultando os
responsáveis  indicados no whois ( https://registro.br/cgi-bin/whois/
)  pela faixa de IPs que anuncia.

Portanto o que você precisa em relação à blocos CIDR é que o seu /24
encontre identificado para você no whois.

O tamanho mínimo do bloco deve ser um /24 pois este é o padrão mínimo
de mercado. Qualquer acordo de peering/venda de tráfego das grandes
empresas mundiais estabelece filtros apenas para prefixos menores do
que /24 e ninguém sairá quebrando contrato/tráfego apenas porque
aumentar o mínimo parece uma boa idéia.

O Registro.br aloca no mínimo um /20 pois esta é a determinação da
LACNIC, de quem o Registro sub-aloca, embora o mínimo para os demais
RIRs varie entre /21 e /22. Na época, que o LACNIC recebeu uma destas
levas de bloco tentei mudar isso, para não desperdiçar tanto IP, mas
imediatamente depois de terem recebido o bloco já tinham definido o
tamanho mínimo de alocação, que não tem nada a ver com tamanho mínimo
de anúncio pois enquanto existirem contratos a serem cumpridos e não
existir RFC em contrário o mínimo que vale é o /24.