[GTER] RES: Conseguir ASN com bloco CIDR pequeno

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Fri Feb 27 10:39:20 -03 2009

On Fri, 27 Feb 2009, Eduardo Schoedler wrote:

> Olá Danton.
>
> Acredito que a melhor solução para redundância seja BGP.
> O resto e gambiarra, feita por DNS ou routers.
>
> Sim, é um pequeno datacenter... haverá somente servidores (umas 10 máquinas),
> que clientes deverão acessar.

mas aí não é muito mais negócio abrigar isso tudo em um datacentre maior
(de preferência não inflamável ;-) que seja carrier-neutral? Você tem tudo
isso (redundância, acesso ao PTT, especialmente se ficar num dos DCs que
abriguem um PIX), etc. Não vale a pena economicamente montar um DC por
causa de dez servidores. Acredito que o que você gastaria em
telecomunicações para ter, sei lá, duas operadoras mais o PTT (ok, poderia
ser uma linha só para o PTT e comprar tráfego lá, mas aí, cadê a
redundância?), pagaria fácil uma ilhota ou rack num DC de primeira e
sobraria para manter um sítio backup em outra cidade/país/continente/planeta.

pense no problema. solução é coisa de químico!