[GTER] Site principal e site bkp

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Thu Feb 26 17:51:21 -03 2009

Olá pessoal,
tô com uma dúvida sobre um determinado cenário:

- Site principal contem webserver;
- hostnames dos sites contidos nesse webserver ficam espalhados em diversos DNS Servers fora do meu controle;

- gaiola em operadora para contingência (e outro range de IP);
- mesmo webserver na gaiola com os mesmos sites.

Suponham que o site principal pegou fogo.

Qual a melhor config para eu subir o site de contingência no menor tempo possível?

Opção A) peço pra registrar nos DNS Servers o mesmo hostname com o IP do site de contingência? (round-robin DNS) - registro com RR do tipo A ou CNAME?

Opção B) não tenho ASN nem BGP. Posso usar um ASN reservado e estabelecer sessão BGP com a operadora? Estabelecer BGP com a operadora é simples ou exige hardware/software power? (detalhe: os hostnames nos DNSs  sob meu controle...)

Qual dessas opções é a melhor? Existe uma terceira ou quarta opção?

Eu li em algum lugar que a partir do Internet Explorer 6, ele faz retentativa de acesso ao site caso ele dê um time-out. Eu gostaria que a contingência fosse usada somente em caso de emergência. A primeira opção de registrar no DNS um IP diferente é tentadora, porém pode gerar 50% de time-out nos acessos caso eu deixe a contingência desligada. Eu desconfio que usar BGP entre o site principal e a operadora é legal, porém o hostname no DNS está fora do meu controle. Caiu o principal, o que eu faço?

Agradeço qualquer ajuda nesse sentido.
[]s
M.