[GTER] Problemas com e-mail
Marcio Fernandes
mfernandes at infolink.com.br
Thu Feb 26 10:30:29 -03 2009
Giuliano,
Já tentou aumentar o nível de debug dos LOGs do servidor de correio a
fim de analisar se há algum limite de conexões e desconexões restrito ao
IP utilizado por seus clientes?
Se não houver nada nos LOGs mesmo com debug máximo, então já matou uma
parte do problema, já que não parece ser - em princípio - problema com a
configuração ou "slots" de acesso ao SMTP.
Além do firewall da própria máquina a Locaweb te oferece algum firewall
gerenciado por eles?
Uma idéia é fazer um tcpdump na interface de rede do servidor pra
detectar se o pacote pelo menos chega na interface. Se não chegar,
possivelmente é bloqueio antes da sua interface.
[]s
Marcio Fernandes
> Marcio,
>
> Sim.
>
> Fizemos esse teste. Eele abre a conexao normalmente.
>
> Esse servidor tem outros dominios nele.
>
> Todos os outros dominios conseguem enviar e-mails normalmente.
>
> Att,
>
>
>> Giuliano,
>>
>> Beleza, mas os seus testes não foram realizados no âmago do servidor,
>> ou seja, se limitou ao acesso de fora -> dentro.
>>
>> Minha dúvida é se conectado no próprio servidor via SSH (por exemplo),
>> fazendo um "telnet localhost 25", se abrirá ou não o banner do
>> servidor de correio.
>>
>> Já fez este teste?
>>
>> []s
>> Marcio Fernandes
>>
>>> Marcio,
>>>
>>> No momento do problema se tentarmos um telnet na porta 25 do servidor
>>> ... a conexao NAO e estabelecida.
>>>
>>> Mas o engracado e que a conexao nao aparece nos logs do servidor.
>>>
>>> Parece que foi bloqueada antes de chegar no servidor.
>>>
>>> Porem, nas listas das conexoes POP ao servico ... na porta 110 ... as
>>> conexoes aparecem normalmente.
>>>
>>> telnet servidor 25 - nao conecta
>>>
>>> telnet servidor 110 - conecta normal
>>>
>>>
>>> Com relacao a outros servidores SMTP na porta 25, conectamos e
>>> enviamos e-mails sem problemas no momento da pane.
>>>
>>> Ou seja ... o problema nao esta no firewall de saida.
>>>
>>> Att,
>>>
>>> Giuliano
>>>
>>>
>>>> Giuliano,
>>>>
>>>> No momento do problema o servidor aceita telnet na porta 25 de
>>>> localhost? Com o resultado obtido disso você mata suas dúvidas em
>>>> relação a conectividade.
>>>>
>>>> Acho que vale a pena também no ato do problema, fazer um netstat e
>>>> analisar quem está pendurado (se estiver) no SMTP. Assim você
>>>> identifica se o problema é meramente uma configuração quanto à
>>>> quantidade de conexões ao servidor de correio.
>>>>
>>>> []s
>>>> Marcio Fernandes
>>>>
>>>>> Pessoal,
>>>>>
>>>>> Bom dia,
>>>>>
>>>>> Temos um cliente com uma topologia bastante simples:
>>>>>
>>>>> - Firewall de borda ligado a 3x Switches de 24 portas
>>>>> - Link Embratel de 2 Mbps
>>>>> - IPs de Ligacao com Embratel /30
>>>>> - Range de IPs publicos externos
>>>>> - 65 micros
>>>>> - Muitos e-mails enviados e recebidos o dia todo
>>>>>
>>>>> Esse cliente rodava numa configuracao bastante simples:
>>>>>
>>>>> - Firewall de borda fazendo NAT dos IPs da rede interna:
>>>>> 192.168.10.0/24.
>>>>>
>>>>> - O NAT era feito com um unico IP ... o proprio IP de ligacao da
>>>>> Embratel (/30) na interface de saida do firewall.
>>>>>
>>>>> Ha 2 semanas atras, o provedor de servicos de e-mail desse cliente,
>>>>> mudou toda a sua infra-estrutura da THE PLANET (nos EUA) para o
>>>>> DATACENTER da LOCAWEB numa infra de cloud computing.
>>>>>
>>>>> Nessas 2 semanas esse cliente tem tido problemas com o envio de
>>>>> e-mails via SMTP. O POP parece funcionar normalmente.
>>>>>
>>>>> Ja chegamos as entradas de DNS e elas estao OK quanto ao reverso e
>>>>> tambem quanto a configuracao do MX.
>>>>>
>>>>> O que estamos verificando nesses dias em que estamos monitorando o
>>>>> link, e que o servidor SMTP simplesmente para de aceitar as
>>>>> conexoes na porta 25.
>>>>>
>>>>> Olhando no painel de controle de e-mails do servidor, verificamos
>>>>> que ele nao recebe as conexoes na porta 25. Os e-mails do cliente
>>>>> ficam parados na caixa de saida de cada micro em cada OUTLOOK do
>>>>> cliente.
>>>>>
>>>>> O que poderia vir a ser esse problema ? Nos ja tentamos mudar o IP
>>>>> de saida do cliente para um dos IPs do bloco fornecido pela
>>>>> Embratel ... mas o sistema funcionou por apenas 1 dia e depois
>>>>> parou novamente.
>>>>>
>>>>> Alguem poderia me dar alguma ajuda com esse problema ? Por onde
>>>>> comecar ? Poderia ser a EMBRATEL o problema ? A LOCAWEB ?
>>>>>
>>>>> Tentamos outras conexoes com outros servidores SMTP e elas vao
>>>>> normalmente.
>>>>>
>>>>> Deveriamos solicitar pra LOCAWEB ... a monitoracao das conexoes de
>>>>> entrada do firewall deles ? Alguem ja passou por isso ?
>>>>>
>>>>> Fico no aguardo,
>>>>>
>>>>> Obrigado,
>>>>>
>>>>> Giuliano
>>>>>
>>>>>
>>>>> --
>>>>> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>
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>>>> ------------------------------------------------------------------------
>>>>
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>>>> Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
>>>> Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br Versão: 8.0.237 / Banco de
>>>> dados de vírus: 270.11.3/1973 - Data de Lançamento: 02/26/09 07:03:00
>>>>
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>> Nenhum vírus encontrado nessa mensagem recebida.
>> Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br Versão: 8.0.237 / Banco de
>> dados de vírus: 270.11.3/1973 - Data de Lançamento: 02/26/09 07:03:00
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Cordialmente,
Marcio Fernandes
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mfernandes at infolink.com.br
http://dominio.infolink.com.br
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