[GTER] AS PATH foobar

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Tue Feb 24 22:03:48 -03 2009

Olá Rubens,

Gostei muito do Juniper ( já tinha visto esse ) mas nem tanto do
Cisco. Alias devo ter traumas com a Cisco! :)

O EX, apesar de ser wire spee ( L2 ) não vi nada sobre o desempenho do
L3 dele. A quantidade de rotas não é tão relevante. BGP parcial é
menos de 6k rotas e full mais de 270k. Tendo 12k ou 25k ou 200k é a
mesma coisa, só vai de BGP parcial.

O ME não achei muito legal. Não achei mas vou assumir que ele também
seja wire speed.

Acho que estaria satisfeito com ambos.

Tive um x450a sendo borda de 2 links ( BGP parcial ), roteando 500Mb e
26k assinantes atrás super tranqüilo. Como está na faixa da discussão
atual achei pertinente falar que 500, 700, 1800Mb hoje em dia até um
macaco com um papel de pão e um lápis consegue rotear. :)

Linux e FreeBSD roteiam isso com facilidade também.

Dependendo do que se PRECISA, tem alternativas baratas. Hoje é um
Foundry XMR, que já é um brinquedo legal, mas poderia ser o x450a se
não fosse a necessidade do BGP Full e de maior disponibilidade.
Poderia ser também um Linux ou FreeBSD, que já vi uptimes de 1900
dias.

Cisco e Juniper são legais, mas nunca escolhi nem um nem outro. Cisco
porque sempre perdia em recursos que precisava ( comparando o preço ),
além dessa onda de qual IOS escolher ( eles bem que podiam fazer como
outros que é uma habilitação de recurso e não um outro IOS ), e
Juniper por preconceito, sempre pensei que seria muito caro. Me
surpreendi com o preço que você passou.

E já vi mesmo um x450a se enrolar, mas era culpa do operador ( rota
perdida ) ou era contornável com pouco esforço e sem prejuízo.

Também vi um Foundry antigo com uma mazela que identifique mas não
teve jeito de contornar. Foi substituído. Mas o XMR faz vergonha ver o
uso de CPU. Da picos de DOIS porcento.

O histórico da Cisco não é tão bom assim que mereça elogios. Pelo
contrário. Sobre Juniper não tenho como opinar.

Sempre existe alternativas. Estou feliz usando da Cisco apenas 2
switchs como conversor de media SX/LX e não pretendo entrar em Cisco
no médio prazo. Talvez a nova safra seja boa mas vou esperar os
comentários.

No entanto Juniper é uma boa paquera. Depende do preço mas acho que
pode rolar um romance.

Acho que é isso

Atenciosamente.