[GTER] Usando Vlans

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Feb 18 22:44:44 -03 2009

casfre at gmail.com wrote:

>      Nesse caso, o que me deixa "encucado" ( "farta" (de) leitura, com
> já citei? ) é que o switch precisa de alguma coisa para saber o
> destino dos pacotes, já que a porta 1 é comum entre todas as VLANs.
> Pelo que o Júlio explicou, pode ser, por exemplo o MAC. Já li alguma
> coisa sobre usar protocolos para criar VLANs, mas preciso ler mais.

Um switch/bridge (switch e' nome bonito para bridge a meu ver) usa a
tabela de forwarding baseado em MAC, a famosa FDB, mac-table, etc, e ao
receber um pacote de um node (um PC, um router...o que quer que seja),
ele 'aprende' o endereco origem naquela porta e assim ele sabe por onde
mandar respostas para aquele MAC.

Se voce ler o Interconnections (Radia Perlman ?), lembro que ele
explicava como a bridge fazia isto.

Se voce estiver com sono, pode ler tambem as outras maneiras de bridge,
como o source-route bridging do token-ring (argh...throwing up noise...)

Existem complicadores adicionais (aprender MAC por vlan, ou global,
aprender por protocolo, ou, meu favorito, IP Subnet based
vlan...invencao de algum desocupado, que pensou que era uma grande ideia
dar uma arma carregada aos usuarios e mandar eles brincarem de design de
redes...).