[GTER] RES: RES: Estruturação de VPN

Renato Frederick frederick at dahype.org
Wed Feb 18 20:53:34 -03 2009

Openvpn é muito bacana, atende bem quando as restrições de software ou
peculiaridades de rede impedem o bom funcionamento do IPSEC, por exemplo, um
NAT mais restritivo, um IP dinâmico em alguma ponta e por ai vai.

Fiz um projeto com uma dezena de filiais conectadas via ADSL a um servidor
com IP fico e esta a anos com openvpn 100%. Com IPSEC já teríamos problemas
com os IP dinâmicos do ADSL e por aí vai.

Sem contar que há clientes openvpn para todos os OS, desde Windows até
Solaris.