[GTER] ip privado em PtP

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Feb 18 12:01:30 -03 2009

Julio Arruda wrote:

> Em teoria, Path MTU discovery pode ser 'quebrado' por isto, se o ICMP
> dizendo que nao pode fragmentar for originado de um endereco privado, e
> filtrado por alguem no meio do caminho.

Sim, pode quebrar o Path MTU discovery.

Aliás, não é só o Path MTU discovery.  Qualquer ICMP importante é
potencialmente um problema.

Que eu saiba, dá para resolver isso fazendo NAT destes ICMP *na borda*,
para diminuir o tamanho do desastre se um nó intermediário com IP
privado resolver começar a enviar ICMPs.

Para o "ouvinte externo", que recebe o ICMP NAT'd, vai parecer que o
roteador/firewall de borda é quem está sinalizando a fragmentação,
bloqueios administrativos, etc.  TTL e payload não seriam corrigidos,
mas que eu saiba não causaria problemas.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.