[GTER] Solução para Hotspot

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Feb 18 09:17:04 -03 2009

Se a solução de software não escala para multi-core, você pode
considerar opções com máquinas individuais que ocupem menos espaço,
por exemplo um pequeno blade-server.

Você está disposto a colocar 2 máquinas por redundância, que tal
colocar 4 ? Com 4 máquinas cada uma terá algo como 25% do seu tráfego,
e você pode dividir o tráfego em 4 conjugando 2 técnicas:
1) Separe algumas VLANs para um grupo de 2 máquinas, outra para outro
grupo de 2 máquinas. 50% de divisão de carga sem muito trabalho.
2) Nos grupos de 2 máquinas, deixe as duas máquinas ativas. Há 2
jeitos para fazer isso:
2a. Se há pelo menos 2 VLANs para dividir, deixe uma máquina como
principal de uma VLAN e backup da outra, e vice-versa.
2b. Se já não há mais como dividir, faça divisão por IPs pares e
ímpares no tratamento dos clientes. Já na tabela RAW configure uma
máquina para DROPar os clientes ímpares, e a outra, os pares. Você
precisará configurar um mesmo MAC Multicast nos 2 Mikrotiks, e forçar
os hops anteriores por entradas ARP estáticas a enviar os pacotes para
esse MAC.

Rubens