[GTER] Usando Vlans

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Tue Feb 17 20:45:09 -03 2009

casfre at gmail.com wrote:
> Júlio,

>      Eu ainda não entendi como é que o switch faz para descobrir para
> que VLAN enviar qual pacote, já que não existe uma "TAG" de VLAN. No
> final de semana vou ver se consigo ler mais sobre Private VLAN, para
> tentar descobrir como funciona. Parece muito interessante.
>
>      Até então, só cheguei a usar VLANs com subnets diferentes e com
> um roteador que suportasse VLANs ( ainda não trabalharei com switches
> L3).

Ele nao precisa descobrir para que VLAN mandar :-), somente a porta para
onde vai o pacote do 'servidor' para o cliente.

O MAC de destino do pacote 'de volta' (no sentido servidor -> cliente),
vai estar associado normalmente na tabela de fwd do switch, com a porta
por onde o switch recebeu o pedido original do cliente em primeiro lugar.

O unico negocio que pode gerar confusao, e' que o dispositivo conectado
na porta 'global', que ve as varias VLANS, vai mandar ARP que vai ser
flooded em todas as VLANS, por default, routers cisco podem estar com
proxy-arp habilitado, e assim, responder o request, fora isto, nao da galho.

Se voce acha enrolado, com Appletalk, era pior, os clientes 'viam' os
servicos nas outras portas que estavam em outras vlans, por que eles
descobriam via o servico de diretorios appletalk na porta 'global', so
que nao conseguiam conectar...mas isto foi em uma vida passada...os
detalhes sao nebulosos (e o protocolo long gone...)