[GTER] ip privado em PtP

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Mon Feb 16 09:13:59 -03 2009

--- Renato Frederick <frederick at dahype.org> escreveu:
> Por exemplo um  linksys(agora cisco), wrtp54g que muitos clientes
> usam por ter 2portas VOIP + 4LAN. Ele só entende o NAT com o
> endereço da WAN.

Mas se os endereços internos são públicos e a WAN, privados,
você tem que DESLIGAR o NAT. Eu tenho muitos WRTs de vários
modelos instalados dessa forma, sem nenhum problema

Outra coisa, você pode, num roteador com linux, fazer MASQUERADE
ou SNAT de OUTPUT usando o IP da LAN para mascarar o IP
privado. Algo parecido com o antigo unnumbered de links em
seriais (que o Rubens Kuhl Jr. citou).

> Antes de críticas, já vai  a explicação que não é possível
> alocar para clientes que pagam um valor "X" roteadores
> "de gente grande". O valor teria que ser 3X.

Concordo que roteadores pequenos tem outras limitações, por
ex. uma vez um cliente de 2 megas pôs (bastante tempo atrás)
um DI604 para fazer NAT de 1300 computadores. Obviamente
ele não aguentou... Mas para redes pequenas sem NAT meu
provedor não encontrou problemas e olhe que os clientes
aparecem com cada novidade...

Só meus 2%, não tô criticando sua experiência em absoluto.

[]s, !3runo Cabral