[GTER] RES: ip privado em PtP

renato martins renatobsd at gmail.com
Sun Feb 15 12:01:56 -03 2009

Realmente agredito que muita gente ussa isso mas até eu mas acredito que
isso seja proprio de um costume adquirido devido o baixo numero de ips que
sempre foi regulado pelos backbones, mas se todos utilizasem ips válidos já
teriamos redes mais modernas em o ipv6 ja estarias rodando em tudo.

Eu simceramente não acredito que em 2011 teremos ipv6 em todos os isp devido
a enorme quantidade de equipamentos que não estão preparados

já há 3 anos tabalho com AS mas agora vi que o registro br esta abrindo as
pernas para que quiser tirar um AS até empresas pequenas estão tiramdo seu
As e não estão utilizando seu ips por alguns motivos como: (preguis de
alterar suas rotas, por medo e pelo mal costume de usar redes nao roteaveis
)

resumindo funcionar com ip não roteaveis funciona ?
sim funciona mas não é o ideal e já poderiamos estar com redes melhores com
ipv6

Usar ip valido de ponta a ponta melhora ?
Sim é bem melhor pois não precisamos de proxys nats e outras tecnica
reduzindo o overhead em nossos servidores e roteadores.

Usar ip valido é mais inseguro ?
Sim e não tudo vai depender de sua politica de como admistrar isso

Pessoal se puder utilizar ip valido em tudo usem sem dó pois ipv6 ta ai quem
já tem as é so pedir seu bloco ipv6 e quem ainda não tem corram atras porque
ate butecos estão com AS agora
como diria meu colega Irado
flames > /dev/Null

Isso é so uma dica construtiva !!!