[GTER] Rede 187.x.x.x

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Fri Feb 13 18:20:18 -02 2009

Tiago N. Furbeta escreveu:
> Pessoal,
>
> Alguém tem/teve problemas com redes 187.x.x.x? Recentemente a Embratel
> nos alocou alguns blocos 187 e percebi que alguns de nossos clientes
> estão com problemas para acessar determinados IPs... muito estranho...
>
> Pelo jeito tem muito admin que ainda não retirou essa rede de seus
> filtros BGP (ou do firewall).

É meu amigo, hora de colocar algum estagiario pra trabalhar ;-)

187/8 era reservado pela IANA, mas em Setembro/2007 foi delegada pra LACNIC.

http://www.iana.org/assignments/ipv4-address-space/

187/8   LACNIC  2007-09   whois.lacnic.net    ALLOCATED

Ou seja quem usa bogon list dinamica ou nao filtra bogon, esta ok (ex,
http://www.cymru.com/Documents/bogon-list.html). Ja quem filtra
estaticamente, tem que ser "informado".

Pra evitar jogo de empurra garante as redes delegadas a voce estao
cadastradas em algum RADB.

Ai coloca o estagiario a par e incumbe ele de entrar em contato e
"argumentar". Boa sorte e paciencia :(

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.