[GTER] CTBC Nega link a provedor

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Feb 11 19:43:29 -02 2009

Eu acho que esse consultor usou palavras que não deveria e que vai ser
fritado se isso se tornar uma reclamação formal na Anatel ou na
justiça... mas com a pressão da Anatel pelo fornecimento de capacidade
de acesso Internet para a cidade como meta de universalização (o
chamado back-haul, por mais que o termo seja impreciso), muitas
operadoras pararam de vender link Internet justamente para conseguir
entregar o back-haul sem ter que fazer um investimento em capacidade
que levaria muitos anos para se pagar.

Como já salientaram, o importante é que isso seja uma política não
discriminatória... por exemplo, não vender link dedicado para nenhuma
organização, quer seja provedor ou não; não vender terminação MPLS
naquela região etc. Se o provedor conseguir achar um caso onde tenha
sido vendido (observando a data de venda) e ativado um circuito
Internet ou MPLS enquanto ele teve seu pedido negado, isso dá margem a
questionamento de concorrência desleal.

A questão de cessão de meios prevista no SCM não se aplica a uma rede
que esteja de fato saturada, e a prova de que não está recai no que
disse acima... mas a desculpa do back-haul vai ser muito forte em
2009, e o interesse político da agência nessa questão fatalmente
encobrirá eventuais posturas desleais das incumbentes.

Rubens