[GTER] Consultando o ASN de vários IPs em massa

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Sun Feb 8 14:38:58 -02 2009

Aloha,

Eu estou tentando desenvolver uma forma de obter o ASN de vários IPs
em shell scripting. Tive essa idéia ao aderir ao pessoal da blacklist
de IPs Dronebl.org pois, seria interessante para relatar ao e-mail de
abuse se pudéssemos agregar todos os IPs de um mesmo AS para relatar
num e-mail só.

Porém, vi que poderia ter outros usos a coleta de tal informação em
massa: poderia ser uma informação adicional [0] na hora de se cogitar
conexão com um PTTMetro ou PTT-R. Pensei em coletar os IPs que
utilizaram meus serviços a partir de log de httpd, dns, ftp, imap etc
para fazer as consultas de WHOIS. Infelizmente, não tem sido tão fácil
assim.

Quando faço consultas no registro.br para IPs brasileiros, obtenho
facilmente o AS:

kurt at adnserv:~$ whois 200.199.201.182
(...)
inetnum:       200.199.192/18
asn:           AS8167
ID abusos:     BTA17
entidade:      Brasil Telecom S/A - Filial Distrito Federal
documento:     076.535.764/0326-90

Ou quando é um IP da região de RIPE.NET:

kurt at adnserv:~$ whois 193.0.19.25
(...)
route:          193.0.18.0/23
descr:          RIPE-NCC
origin:         AS3333
mnt-by:         RIPE-NCC-MNT

Um grep por 'asn:' ou 'origin:' nesses dois casos já me traria a
informação que desejo. Mas isso não se aplica a IPs das regiões da
AfriNIC (ex: 196.216.2.1) e da APNIC (ex: 202.12.29.20). Nas consultas
ao servidor WHOIS deles não há o output do ASN. Então faço algumas
perguntas:

1) Existe alguma forma de obter um ASN de um IP sem ser pela consulta do WHOIS ?
2) Vocês conhecem alguém que esteja fazendo um trabalho semelhante ?
3) Como posso obter o ASN de um IP das regiões Afrinic e APNIC ?
4) Estou bloqueado no whois.registro.br por flood, mesmo tendo feito
uma consulta por segundo apenas. Alguma sugestão além de aumentar o
delay entre uma consulta e outra ?

Agradeço desde já a atenção de vocês,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)

[0] Informação adicional porém, não definitva.