[GTER] Ajuda com BGP interno e redundancia de conectividade com operadora.

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Fri Feb 6 13:31:36 -02 2009

Prezados, bom dia.

Tenho uma situação aqui, e preciso de ajuda de voces para me dar uma
luz sobre como configurar um BGP para esse cenario.

Tenho dois sites distintos, ANORTE e ASUL. Cada um recebe 4 blocos /24
independentes e cada um tem suas saidas diretas independentes pela
operadora, a famosa de ASN 4230.

Estabeleci um link local (fisico) entre ANORTE e ASUL. Em contato com
a operadora me sugeriram usar o AS65535 (ok, reservado para fins
privados) e estabelecer a politica e depois posso estabelecer uma
sessao BGP com eles.

Entao o ambiente é:

OPERADORA <=> ASUL <=> ANORTE <=> OPERADORA

A disponibilidade da comunicacao entre ANORTE e OPERADORA é critica, e
entre ASUL e OPERADORA é muito confiavel. O objetivo é que quando a
comunicacao de ANORTE com OPERADORA caia, eu saia por ASUL atraves do
enlace

ANORTE <=> ASUL <=> OPERADORA

Estabeleci uma sessao BGP entre ANORTE e ASUL, ambos com o AS65535.

Agora nao sei como continuar.

- Posso usar o AS65535 em ambos, ANORTE e ASUL?
- O que devo publicar de um pro outro? NONE? Rota padrao? Outro?
- O que deve receber de um pro outro?

Depois disso ok, vou colocar o peer com a operadora com uma
preferencia e com o site de backup com outra preferencia maior
(secundaria), sem problemas. Mas estou com total dificuldade para
visualizar o que fazer no meu ambiente, e tambem como diagnosticar a
minha parte, antes de contactar a operadora.

A operadora disse que eu podia usar o mesmo AS65535 em ambos peers.
Nao deveria ter o AS65535 e um outro ASN reservado em cada peer?

Preciso de sugestoes de abordagem, luz, que me iluminem ;) Nao tenho
dificuldades sobre como criar os map de BGP, a dificuldade é o que, e
não como ;)

Provavelmente me falta base ja que so sei configurar como AS de saida,
eu fechando com operadora. Nunca defini uma politica BGP entre mais de
um site local meu.

Aguardo as sugestoes dos experientes amigos nessa lista.

--
Eduardo Meyer
pessoal: dudu.meyer at gmail.com
profissional: ddm.farmaciap at saude.gov.br