[GTER] Fast Ethernet 10 Mb dando 9.8 (9.852Kilobits)

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Sun Feb 1 10:19:13 -02 2009

Aproveitando o assunto, tenho um circuito de 34Mbps que não passa de
31Mbps... A operadora diz que é "defeito no meu roteador", pra variar. Ja
consultei o fabricante dos equipamentos instalados e eles disseram que é
"normal" perder até uns 2Mbps com "pacotes de controle do circuito". Como
estamos desativando, nem perdi muito tempo com ele.
Porém, acho que 2Mbps é muita coisa para perder com "controle do circuito"
no equipamento instalado. Ao mesmo tempo, o overhead do IP e do ethernet
deveriam ser contabilizados no SNMP da interface... ou será que estou
errado?
Se for realmente perda por controle do circuito, a operadora deveria fazer
um desconto de no minimo 2Mbps em todos os meses que o circuito funcionou,
ja que ela vendeu algo que os equipamentos não conseguem entregar... :)

Os conversores são estes:
CMDTCH - http://www.asga.com.br/www/produtos_acesso.aspx?pid=65
CME3 - http://www.asga.com.br/www/produtos_acesso.aspx?pid=62

Obrigado,