[GTER] [OFF] RouterBoard com USB

Alexandre Martini - Tecwave Internet tecwave at tecwave.com.br
Fri Dec 25 21:43:38 -02 2009

GIULIANOCM (WZTECH) escreveu:
> Alexandre,
>
> Obrigado pelo retorno.
>
> As router boards ja possuem suporte a vlans e a 802.1Q ?
Sim, eu uso aqui na chegada da minha fibra uma delas, com VLAN direto da
operadora.

> Existem varios provedores que nao utilizam vlans e possuem uma rede
> complexa L2 de mais de 2000 clientes.
>
> O recurso de vlan nao poderia vir a ser utilizado ?
Pode.

> O que e mais comum ?  E centralizar o roteamento no data center e
> configurar vlans em cada ponto no enlace ?
>
> Ou o pessoal ja configura L3 em cada Router Board da topologia ?
Eu não sirvo de referência no caso, pois todo o miolo da minha rede é em
bridgem roteio apenas nas interfaces que atendem os clientes (RB433ah,
RB600, etc.)

> Onde eu consigo comprar uma RB-1000 ?

Comprei a minha na Linktech, em Campinas.
> Existe algum distribuidor deles no Brasil ?  A WDC e distribuidora
> deles ?
>
> Qual seria a melhor empresa com melhor condicao comercial para compra
> ?  A empresa de Campinas ?
>
> A TECWAVE e distribuidor de routerboard ?
Não, somos apenas provedor WISP.

--

[]s

Alexandre Martini