[GTER] [OFF] RouterBoard com USB

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Fri Dec 25 23:43:51 -02 2009

Sobre o Qos , é normal ocorrer estouro em qualquer um.. principalmente
quando existe tráfego udp no meio. Os algoritimos de qualquer disciplinador
de filas, só entrarão em ação , quando houver enfileiramento. Ou seja
diversos picos irão ocorrer se estiver observando o tráfego em tempo real.
Mas na média de 1 min por exemplo o tráfego vai ser aquele que você
configurou. A unica forma de não haver estouro / picos é ou não deixar
enfileirar ( fila com 0 de buffer) ou limite físico da interface de rede.

PS: Este comportamento de picos é normal até no allot netenforcer (appliance
carrier class para QOS) , no caso de observar o tráfego em tempo real com
refresh rápido.

No final , é so uma questão de um pouco de uso com a solução. E para o autor
do thread , se você não tiver demanda para um volume alto de tráfego, acima
de 500mbps e centenas de queues, as RB são perfeitas. Acima disto recomendo
usar um PC , no meu caso , para não haver instabilidade nem
incompatibilidade, utilizo servidores da serie ML da HP com sucesso e uptime
gigante.