[GTER] BGP Full Routing - Roteadores CISCO

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Tue Dec 22 15:19:01 -02 2009

A avaliação se um roteador "roteia" melhor que outro é muito
subjetiva, afinal de contas todos eles deveriam seguir as RFCs e
consequentemente o processo de roteamento deveria ser igual ou muito
semelhante para todos.

Se você analisar do ponto de vista de roteamento completo incluindo
todos os protocolos disponíveis (RIP, OSPF, BGP, etc), com suporte a
IPv6 e MPLS-TE é um tipo de análise.

Por outro lado, se você considerar apenas o IP Routing você tem que
olhar coisas como, por exemplo, Indirect Next-Hop (vide ref [1]).

E por último, se você precisa somente de banda (capacidade de
forwarding - pps), o roteamento não fará a menor diferença até o
momento em que a instabilidade (conforme mencionado pelo Rubens)
começar a colocar o seu negócio sob risco.

[1] http://www.juniper.net/techpubs/software/junos/junos91/swconfig-routing/enabling-an-indirect-next-hop.html

[]s
./diogo -montagner