[GTER] Glue at parent nameservers X registro.br

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Thu Dec 17 11:56:48 -02 2009

Olá,

Na ferramenta DNSReport ( http://www.dnsstuff.com/ ) ele faz uma série
de checagens em um determinado domínio e aponta problemas existentes, em
tons de amarelo ou vermelho, dependendo da gravidade do problema.

Um dos problemas que tenho em alguns domínios é o "Glue at parent
nameservers", a descrição completa do problema é:
"WARNING. The parent servers (I checked with b.dns.br.) are not
providing glue for all your nameservers. This means that they are
supplying the NS records (host.example.com), but not supplying the A
records (192.0.2.53), which can cause slightly slower connections, and
may cause incompatibilities with some non-RFC-compliant programs. This
is perfectly acceptable behavior per the RFCs. This will usually occur
if your DNS servers are not in the same TLD as your domain (for example,
a DNS server of "ns1.example.*org*" for the domain "example.*com*"). In
this case, you can speed up the connections slightly by having NS
records that are in the same TLD as your domain."

Ou seja, no cadastro do domínio  cliente.com.br, estão cadastrados os
servidores dns1.provedor.com.br e dns2.provedor.com.br, mas não estão
cadastrados os IPs referentes.

Preenchendo os IPs no Registro.br, e clicando em Salvar no domínio, ele
não chega a apresentar erro, mas também não salva o IP (erro silencioso).

Isso é até explicado na FAQ do Registro.br, em
https://registro.br/faq/faq5.html#6, item 5.6:
"5.6 Quando é necessário o preenchimento dos campos de endereço IP e IPv6 ?
Os campos de endereço IP e IPv6 devem ser preenchidos somente nos casos
em que o domínio do servidor DNS seja igual ou esteja contido no que
está sendo delegado. Nestes casos, o endereço IP é obrigatório e o IPv6
opcional. O campo endereço IPv6 deve ser preenchido caso o servidor
possua conectividade neste protocolo."

Ok, entendo as vantagens e desvantagens dos dois modelos:
- Apontando para o dns.provedor.com.br, numa eventual troca de IPs do
provedor (como ocorreu recentemente com um membro da lista), basta
trocar os IPs no domínio principal que está tudo resolvido.
- Cadastrando o nome e o IP (usando cola :-)), uma consulta recursiva
para alcançar um host tende a fazer consultas a menos (não precisa
resolver o dns1.provedor.com.br para só depois resolver o
www.cliente.com.br), estou certo em presumir isso?
- Cadastrando o IP, numa eventual troca de IPs é necessário alterar em
todos os domínios.
- Cadastrando apenas o nome, numa eventual falha do domínio principal
(falta de pagamento, falha de energia, queda de aeronave), os domínios
que dependem dele ficariam fora do ar.

É justamente para essa última situação que quero cadastrar os IPs, não
quero que uma falha no domínio principal afete os domínios que dependam
dele. Eventualmente vou resolver isso "em casa" mesmo, cadastrando mais
um DNS apontando para o próprio domínio e preenchendo o IP. Mas:

O registro.br não poderia flexibilizar isso? Se eu quero preencher os
IPs, permita-me. Se for para ser rígido, que seja então completo, não dê
erro silencioso, apresente uma mensagem negando o cadastro de nome e IP
em conjunto.

Entendo que isso obriga a outras checagens de consistência, se o DNS
apontado é o IP, inclusive com checagens periódicas a respeito, mas não
seria um benefício?

Como que funciona em outros TLD?

--
Fernando Ulisses dos Santos