[GTER] RES: Acidentes em torres(Off?)

cicero.lima at copel.com cicero.lima at copel.com
Thu Dec 17 09:39:59 -02 2009

Caro Egberto.
São assuntos distintos, o respeito a vida e a continuidade dos negócios. UM PCN, preve inclusive pessoas substitutas,
pois o fator humano pode não estar presente durante a "vida" da empresa.
Questões de segurança humana , são abordados em outro processo que TEM QUE EXISTIR.

O Caso WTC nos trouxe muitas reflexões sobre continuidade dos negócios. Obviamente, lamentamos perdas humanas, porém é
um risco certo que é avaliado no PCN também. Por favor, estou olhando o lado dos negócios. Penso como voce, uma vida
vale mais que um negócio, porém um negócio ajuda e salva muitas vidas, por outro lado. Já imaginou falhar uma
comunicação\energia, durante uma cirurgia? Qual o Plano B? Foi foito um teste de mesa antes?

Em teoria\essência ninguém constrói algo para "cair", falhar, parar, etc. Mas vamos a realidade, acontece, é fato, Mesmo
que não seja por questões naturais.

E é este o meu ponto de vista. Procurar olhar a continuidade, prevendo que algo errrado possa acontecer, e promover
ações "plano B", de forma a minimizar os prejuízos. Observando custos envolvidos.
Mas como disse. O foco do Gter é mais técnica e menos de processo para manter a parte técnica.
Um abraço e fico a disposição em pvt para discutir sobre o assunto, pois conheço bem o processo PCN, sou especializado
no assunto.
Cícero

                      Egberto Monteiro
                      <servidores at futur        Para:     Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
                      o.usp.br>                cc:
                      Enviado Por:             cco:      Cicero Augusto Fonseca de Lima/COPEL
                      gter-bounces at eng.        Assunto:  Re: [GTER] RES:  Acidentes em torres(Off?)
                      registro.br

                      16/12/2009 16:01
                      Favor responder a
                      Grupo de Trabalho
                      de Engenharia e
                      Operacao de Redes

A questão toda é evitar ao maximo a torre cair, porque dos males o menor
os clientes ficarem sem link.

Uma torre caida pode causar mortes, então a PCN , ABCD, XFDW não
serviriam para nada caso isso ocorra ;)

Vc não constroi um predio pensando que se ele cair vc pode fazer X ou Y,
vc controi o predio para que ele não caia e leve vidas junto.

Att,
Egberto Monteiro

cicero.lima at copel.com wrote:
> [...]
> abrangência de um processo PCN. Seus objetivos, essências etc.
> O PCN é para isso, ser a salvação, haja vista as paradas que ocorrem por falta de um PCN de fato, testado aprovado e
de
> aceite pelos clientes.
> O que voce escreveu, a ex a NBR,é contemplado dentro de um PCN, as responsabilidades ...
> O PCN avalia o risco de que uma torre pode cair.
> PCN não é somente recuperação do desastres,  um risco não se elimina, minimiza-se probabilidade estatística.
Análisa-se