[GTER] Acidentes em torres(Off?)

Trober trober at trober.com
Wed Dec 16 00:23:34 -02 2009

> Quem mais teve problemas com o excesso de ventos ontem em Belo
> Horizonte-MG?
>
> Tivemos uma torre em construção derrubada, mas sem maiores danos. A torre
> vergou uns 30 graus na base com o vento e depois os chumbadores não
> aguentaram e ela tombou.
>
> Alguem conhece alguma solução em monitoramento de inclinação de torres? Só
> detectei quando ela caiu e o link saiu do ar... acredito que se tivesse
> chegado no local quando a torre começou a vergar teria tido tempo de
> amarrar
> e salvar os paineis setoriais e as RBs....

> [...]
[SNIP]

Olá Gabriel.

Solução pronta desconheço, mas acredito que criatividade e um pouco de
eletrônica pode resolver seu problema :)

Talvez usando 16 reed-switchs, e um circuito simples[1], ligados à um
adaptador serial-ethernet, pode ser possível enviar para um
"Nagios/Cacti/Zabbix/QualquerCoisa" (via SNMP, por exemplo) a informação
de inclinação. Grostesco, mas, quem sabe, funcional.

Se grana não for problema, pode usar Arduino/Freeduino/Tatuino com
Ethernet-Shielder[2], e um sensor pêndulo[3]. Como esse sensor também
detecta vibração, o emprego em áreas urbanas precisa tolerar/considerar
veículos pesados passando próximo.

Procurei por inclinômetro digital (com saída USB ou serial). Só encontrei
sem saída (Mitutoyo 360 Degree Digital Protractor #950-315).

Aqui (esse é meu preferido) um artigo[4] mais completo pode também ajudar :)

Enfim, soluções alternativas para situações peculiares.

[1]http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/105
[2]http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=98
[3]http://tinyurl.com/pendsense
[4]http://www.fig.net/commission6/lisbon_2008/papers/pas12/pas12_04_yigit_mc069.pdf