[GTER] dialups bloqueando-me

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Dec 15 14:30:28 -02 2009

Segue um anúncio sobre essa lista:

http://spambr.org/dialups.html

Encerramento do funcionamento da lista RBL Dial-Ups

A lista de bloqueio dialups.services.net era mantida em caráter
experimental pela SPAMBR e listava IPs considerados como dial-ups
(conexões discadas, ADSL, cabo, celular e afins), tendo sido
atualizada pela última vez no primeiro semestre de 2007.

A zona RBL foi criada em 2001 para atender uma necessidade específica,
que era o bloqueio de faixas de IPs de provedores de conexão discada
ou banda larga. Nunca houve "divulgação pública" da existência desta
zona DNS, mas ela acabou sendo utilizada por inúmeras redes no Brasil
e no exterior.

Notamos que alguns administradores ainda estão utilizando a zona
dialups.services.net. No momento estamos trabalhando para que todas as
entradas na lista RBL sejam removidas e, a partir de 01/02/2010 ela
passará a responder POSITIVAMENTE para todas as consultas, visando
evitar o seu uso por qualquer administrador, sendo finalmente extinta
a partir de 01/04/2010.

Note-se que, com a extinção da zona DNS, o servidor de email que ainda
estiver configurado para consultar a nossa lista RBL poderá sofrer um
impacto de qualidade, pois as consultas de DNS para a zona
dialups.services.net não serão respondidas, enfileirando assim as
mensagens e as requisições entre o servidor de email e o DNS.

Sugerimos a todos a imediata reconfiguração do servidor de email,
removendo a entrada para dialups.services.net.

15/12/2009
Anúncio oficial: http://spambr.org/dialups.html

Cronograma:
Data
15/12/2009	 	Anúncio oficial do encerramento da lista de bloqueio
ASAP	 	Remoção de todos os IPs da lista de bloqueio
01/02/2010	 	TODOS os IPs passam a fazer parte da lista de bloqueio
01/04/2010	 	A zona dialups.services.net será extinta