[GTER] Redes Privadas e RPF

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Thu Dec 10 17:23:38 -02 2009

2009/12/10 Renato Frederick <frederick at dahype.org>

> Teoricamente porque o IP é usado apenas para a comunicação entre o router
> do cliente e o dela, então não tem motivo de ter serviço ativo publicado pra
> Internet nestes endereços, aumentando a segurança, evitando por exemplo que
> alguém de fora faça um telnet na ponta do cliente, se este não tiver uma
> ACL.

Beleza. Isso é um motivo, mas não acho bom. Se outro cliente da mesma
operadora tem uma rota default para essa operadora, o que é comum, acaba com
essa "proteção". Isso eu vejo na prática aqui. Bloco que não não recebo
anuncio mas apontando um default para a operadora eu tenho tráfego normal.

Pode ser que a idéia deles seja que "os nossos clientes são honestos e os de
outras operadoras não." :).
Se a preocupação for mesmo segurança, ai sim eles tem com o que se preocupar
já que os mecanismos estão como tão, como dizem por aqui, "meia boca".

> Sobre usar IP´s reservados ou não nos enlaces, já tivemos na gter discussão
> sobre isto, onde cada participante conversou sobre os prós e contras de cada
> caso.

Vou procurar essa discussão. Não estou lembrando dela não.

--
Atenciosamente.
Eduardo Andrez de Oliveira.