[GTER] Redes Privadas e RPF

Andrez eduardo.andrez at gmail.com
Thu Dec 10 09:41:00 -02 2009

Bom dia senhores.

A alguns dias estou incomodado e resolvi pedir outras opiniões.

Depois de ter flagrado o absurdo de uma operado ter anunciado vários blocos
privados ( como 10.0.0.0/8 ), comecei a ser menos confiante com as coisas
que nossos colegas fazem.

Dessa vez eu estou incomodado com a quantidade de pacotes que recebo vindo
de IPs privados. Isso vem por todos os nossos links ( inclui o PTT-SP ).
Também recebo pacotes sem rotas de retorno e até de blocos ainda não
alocados.

Beleza. Até aqui acho que não tem nenhuma surpresa. Mas isso chegar a picos
de milhares de pacotes por segundo não me deixa muito feliz não.

Já a algum tempo que penso que a Internet é uma terra sem lei. Mas não é
falta de bom senso das operadoras deixarem isso acontecer?

Não sei o que é pior. Se blocos não alocados, sem caminho de volta ou
privados, mas todos os casos são ridículos.

Sem comparar tamanho, nós aqui nos esforçamos para que isso não ocorra ( o
que no geral não é difícil ) e vemos o distrato dos outros e alguns desses
outros deveriam dar exemplos.

O que os senhores pensam sobre isso?
Usam filtros de RPF?
Usam o que para "bloquer os blocos não alocados" que recebem da operados (
tenho certeza que não sou perseguido por elas e outros aqui também recebem
:) )?

--
Atenciosamente.
Eduardo Andrez de Oliveira.