[GTER] Controle de UP com BGP

João Victor joao at secrel.net.br
Mon Dec 7 15:23:00 -02 2009

Caros,

    Gostaria de saber se existe uma forma de controlar o meu UPLOAD no
BGP, somente para determinadas redes - no caso, tenho uma topologia
multihomed,  e gostaria de que a rede X ao inves de chegar por exemplo
no UOL pelo AS 1, saísse pelo AS 2.

    Alterando os valores de Local Preference e AS Path, consigo
controlar a saida de todas as redes para um AS X, no entanto isso me
gera muito esforço para manter os prefix-list e ter o controle de UP
apenas para AS especificos, além de não conhecer todas as redes do AS de
destino.

    Como fazer isso utilizando os atributos apenas para determinada
rede? Fiz alguns testes utilizando PBR (dando match na rede de origem e
setando o next-hop para o AS 2) e aqui ocorreu tudo bem, no entanto
gostaria de uma alternativa caso essa solução não funcione em meu
ambiente de produção.

    Utilizamos equipamentos Cisco.

--

Abraços,