[GTER] Monitoramento e Gateway SMS

Fabio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Mon Dec 7 15:23:41 -02 2009

Caros,

Obrigado pelas dicas, vou tentar procurar o Zenoss e ver o que acho.

Tentei usar o nagios+ndo para ter um mapa da rede, mas não gostei muito
do resultado e acabei desistindo.

Sei que talvez eu esteja querendo demais de uma ferramenta, mas acho
essa história de ter mil ferramentas muito trabalhosa. Cada vez que subo
um servidor novo tenho que instalar e configurar uma série de coisas, é
normal acabar esquecendo de uma e ai fica sem monitoração e tal.

O mapa que o nagios cria da rede é "bonitinho", mas muito pouco
funcional. Fora a falta de base histórica para saber se o problema foi
pontual ou se já era previsto. Pra isso tenho o cacti, mas ele não
alarma, então preciso do Nagios. Por fim, a parte mais chata de todas:
criar diagramas! Oh coisa chata de criar e manter.

Uma vez desenvolvi um pequeno sistema para gerenciar AS, isso também faz
muita falta, infelizmente troquei de emprego e não tenho mais o software
que desenvolvi.

Enfim, vou ver o Zenoss para ver se ele integra parte dessas ferramentas.

Grato,

Catunda.