[GTER] Monitoramento e Gateway SMS

Clebio Dossa clebiodossa at gmail.com
Sun Dec 6 20:26:06 -02 2009


Oi Fabio,

O que percebo é que realmente uma ferramenta unica para englobar tudo não
existe.
Mas ainda assim, é praticamente impossivel de chegar a isso.

Para pessoas que administram banco de dados os interesses são específicos ao

comportamento do banco, tabelas, indices, areas e por ai vai.
Para administradores de network os interesses ja são outros voltados à
equipamentos de conectividade,
tempo de resposta, performance, configuração.
Adminsitradores de SO também muda.

O que geralmente acaba acontecendo é muitas vezes diversos softwares cada um
fazendo uma
coisa diferente e uma "caminhonada"  de scripts quando se precisa de alguma
integração.
Vejo que o monitoramento é mais eficiente em pequenas empresas, com porte
menor de equipamentos,
 itens para monitorar e pessoas envolvidas.
Geralmente, grandes empresas com difersas equipes distintas trabalhando,
cada uma cuidando de
um pedaço da infraestrutura e aplicações, o monitoramento não é muito
eficiente e muitas vezes nem existe.

Uma coisa que nunca vi, mas ainda não procurei muito, é uma empresa que
desenvolva seu
sistema de monitoramento, com equipe destinada apenas ao monitoramento,
gerenciar alertas
e mobilizar as equipes responsáveis pela solução. Uma equipe com um noc
interno com  a responsabilidade
de fazer o monitoramento funcionar.

clebio dossa



2009/12/5 Fabio Catunda <fcatunda at lightcomm.com.br>

> Clebio,
>
> Você conhece alguma ferramenta que faça isso tudo?
>
> Eu não sou muito fã dessa história de fazer monitoramento com alarmes pelo
> nagios, monitoramento histórico com o cacti, monitoramento de x com y e por
> ai vai, mas até agora não encontrei uma ferramenta que encorpore todas as
> funcionalidades que gostaria, então o jeito é continuar com o que tenho até
> que me sobre tempo/recurso para fazer algo melhor.
>
> Enfim, dicas são sempre bem vindas.
>
> Att,
>
> Catunda.
>
>
> Clebio Dossa wrote:
>
>> como exatamente vocês trabalham com monitoramento?
>>  o que monitoram?
>>
>> que protocolos usam além do SNMP por exemplo?
>> monitoramento de log por exemplo é algo que me interesso,
>> Ter um monitoramento centralizado que faça uma analise de todos os logs de
>> diversos
>> servidores, roteadores e switchs, gerar estes alertas, classificar e gerar
>> estatísticas.
>> Não falo de uma ferramenta que analise localmente em cada servidor,
>> mas uma que remotamente faça uma analise geral, cruzando informações entre
>> equipamentos e informando anomalias que acontecem no ambiente.
>>
>> Analisar os comportamentos de diversos equipamentos ao mesmo tempo
>> torna o monitoramento mais eficiente.
>>
>> clebio dossa
>>
>>
>>
>> 2009/10/22 José Luiz - Elite Automação <
>> eliteservicos at eliteservicos.com.br>
>>
>>
>>
>>> Bom dia Pessoal.
>>>
>>> Estive lendo os topicos do ultimo mes e notei que o monitoramento ainda e
>>> um
>>> problema.
>>>
>>> Abaixo os pros e contras dos sistemas que trabalhamos.
>>>
>>> Gateway SMS - funciona bem, é rápido, temos parceria com uma empresa que
>>> fornece um gateway que converte mail para SMS, permite planos pós pagos
>>> que
>>> garante que não vai estar sem crédito quando um problema acontecer, é
>>> muiti-operadora logo não depender exclusivamente da rede de uma única
>>> empresa. Contras: Depende de seu servidor de email para enviar a
>>> mensagens
>>> até a central remota embora exista plugins para outros softwares como o
>>> Nagios, mas sempre os dados vão passar por sua rede que se estiver
>>> interrompida você terá problemas para receber essas informações.
>>>
>>> Modem GSM - É uma boa solução pois permite o envio direto através da rede
>>> GSM dessa forma problemas mais graves de rede podem ser notificados mesmo
>>> em
>>> caso de interrupções, esses modem utilizam comandos AT facilitando a
>>> criação
>>> de scripts, tem um custo reduzido, permite o uso de chip de qualquer
>>> operadora (exceto vivo) com planos pós pagos dando a garantia de que vai
>>> ter
>>> crédito quanto o problema acontecer, não depende de "esquemas" para a
>>> operadora aceitar o envio de SMS via web, é bidirecional, podendo ser
>>> criado
>>> um script de resposta para parar o envio das mensagens.
>>> Contras: depende do sinal da empresa na região (embora a antena seja
>>> destacável e possa ser colocado uma antena remota), é mono empresa, só
>>> permite um chip de operadora, o tempo para o recebimento do email pode
>>> variar pode depende da rede da operadora de celular.
>>>
>>> Gerenciamento humano: Através da rede pode se usar programas de
>>> monitoramento que geram mensagens no padrão Syslog ou por protocolos
>>> específicos como SNMP. Contras: depende da presença e atenção de uma
>>> pessoa,
>>> embora possam ser criados scripts que enviem os dados para vários
>>> operadores
>>> e aguardem aceitação (leitura) para parar de enviar as mensagens.
>>>
>>> Alertas por email: tem as mesmas vantagens e desvantagens do
>>> gerenciamento
>>> humano porém permite que o email seja enviado para qualquer lugar do
>>> mundo
>>> utilizando um cliente de email padrão.
>>>
>>> Esses seriam os metodos mais comuns.
>>>
>>> Nós temos alguma experiencia nos itens acima e podemos ajudar se alguém
>>> desejar.
>>>
>>> Att.
>>>
>>> José Luiz Vieira
>>> Diretor Técnico
>>>
>>> Cel. 011 95421185
>>> Tel. 011 42018800
>>> www.eliteautomacao.com.br
>>>
>>>
>>>
>>>
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>>> avast! Antivirus: Outbound message clean.
>>> Virus Database (VPS): 091020-0, 20/10/2009
>>> Tested on: 22/10/2009 11:22:13
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Clébio Dossa



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