[GTER] Problemas metrored/BrasilTelecom/OI

Juliano Primavesi | KingHost juliano at kinghost.com.br
Thu Dec 3 18:31:56 -02 2009

Só para constar.

Recentemente rompeu uma fibra da GVT/Geodex próximo de Curitiba. Nao foi
um rompimento, foram 3 no total. Este circuito é usado como link
secundario pela Intelig no Sul.

O fato é que descobri que, apesar de haver um anel (uma fibra vai pela
BR, outra pelos trilhos), em alguns casos o anel nao é contratado, entao
tua redundancia aparentemente nao existe.

Entao, segue como experiencia: dependendo do contrato, façam constar no
contrato que o circuito é um anel redundante, que se uma rota falhar, a
outra vai assumir sem queda. Nem sempre isso é tão óbvio quanto parece.

Juliano