[GTER] Situação do WIMAX

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Dec 2 13:10:27 -02 2009

Os equipamentos WiMAX 802.16d em 3.5 GHz de fabricantes como Alvarion
e Redline estão homologados e em uso em rede fixa em um operador do
estado de SP.
Os equipamentos WiMAX 802.16e em 3.5 GHz da Motorola estão homologados
e em uso em rede fixa em um operador com cobertura nacional.

Nenhuma rede WiMAX ativa no Brasil opera de forma nomádica(algo
possível em 802.16d e 802.16e), pois apesar de prevista no leilão de
espectro de 2002, a Anatel impediu esse recurso quando da homologação
de equipamentos. Nenhuma rede WiMAX ativa no Brasil opera com
característica móvel(algo possível em 802.16e), devido a claro
impedimento na destinação de frequências.

Não há rede WiMAX ativa em 2.5 GHz devido a impedimentos de
homologação de equipamentos num imbrólio que há muito se arrasta com
questionamentos que devem ir para esfera judicial em breve.

Não há novos leilões de 3.5 GHz devido a reclamações de operadores de
satélite banda C sobre interferência.

Em resumo, WiMAX no país está em estado de suspensão.

Rubens