[GTER] Recomendação de switches metro-ethernet

Igor Giangrossi igiangrossi at yahoo.com
Wed Dec 2 09:08:34 -02 2009


Henrique,
Existem alguns pontos que você deveria analisar para montar a rede:

1) Que serviços você vai prover? Essa é a pergunta fundamental, e nada adianta olhar marcas e modelos de equipamentos se você não tem bem equacionado seu mix de produtos, características de cada um (L2, L3, ptp, multiponto, níveis de SLA, etc). A tecnologia serve para atender aos serviços, e não o contrário.

2) Com base nos requisitos, o primeiro passo é analisar a tecnologia que mais se adequa ao que você precisa. Dentro desta análise, têm que ser levados em consideração tanto o plano de dados como o plano de controle. Por exemplo:
- Para serviços L2 puros, uma rede baseada em VLANs ou QinQ (802.1ad realmente poucos usam) poderia ser perfeita para um certo nível de escalabilidade. O plano de controle em MSTP já não é tão desejado, e alguns protocolos de recuperação em anel provêm uma solução mais simples e efetiva, apesar de que a maioria ainda é proprietária (o ITU está padronizando estes protocolos com o G.8031 / G.8032). Outras soluções como o PBB (802.1ah, também conhecido como MAC-in-MAC) podem aumentar ainda mais a escalabilidade, mas trazem uma complexidade maior, além de necesitar em geral de um hardware mais complexo devido ao encapsulamento dos pacotes.
- Para serviços L3, provavelmente você vai precisar de MPLS se quiser vender VPNs, ou então uma rede nativa IP seria suficiente se for vender somente acesso à Internet.
- Uma rede MPLS pode prover serviços L1 (Circuit Emulation), L2 (com escalabilidade bem maior que soluções L2 nativas) ou L3, além de apresentar um plano de controle mais robusto e amplamente padronizado. Por isso a maioria das operadoras optam por esta tecnologia.
- Os requisitos de QoS têm que ser bem especificados. Quantas classes de serviço você pretende implementar? Quais as velocidades que você quer vender - isso se refelte na granularidade dos policers ou shapers. Vai precisar de policers ou shapers hierarquicos? Aqui novamente o MPLS traz uma vantagem que é poder marcar de forma uniforme os pacotes na sua rede para tratamento de QoS sem alterar a marcação original do cliente (principalmente para serviços L2 com VLANs).
-  Como será a gerência da rede? Este é um tópico muitas vezes esquecido mas que é extremamente importante em uma operadora. Não só a ferramenta de falhas, ativação, desempenho, etc, mas também o ferramental de OAM dos equipamentos, MIBs, informações de debug, etc, fazem a maior diferença quando você encontra um problema na rede e tem que resolvê-lo rápido.

Bom, isso é um resumo do resumo, mas acredito que dá pra você pensar bastante.

Não vou falar de marcas de equipamentos (até porque trabalho em um fabricante), mas procure convidar os fabricantes (ou seus representantes comerciais) para que você possa ser apresentado às linhas de produto de cada um, e tente colocar seus requisitos de forma ordenada em um documento para montar sua especificação de requisitos, que deverá ser atendida pelo equipamento a ser utilizado.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Igor



----- Original Message ----
From: Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
Sent: Tue, December 1, 2009 5:42:31 PM
Subject: Re: [GTER] Recomendação de switches metro-ethernet

Julio Arruda wrote:
> Henrique de Moraes Holschuh wrote:
>> Estamos iniciando um projeto de MAN baseada em fibras ópticas, hardware Ethernet, e velocidades de 100Mbps, 1Gbps e 10Gbps e gostaríamos de saber se alguém tem equipamentos que recomendaria para essa função?
>> 
>> Alguns requisitos, fora o usual (gerência SMNP completa, QoS avançado, ACLs, estabilidade), são: portas ópticas baseada em módulos (SFP/SFP+/XFP/GBIC/etc), e implementar 802.1ah/2008 (PBB).
>> 
>> Se possível, implementar algum protocolo para funcionamento em anéis, e recuperação de falha em menos de 100ms.
>> 
> 
> Curiosidade, PBB e PBT chegou a ser suportado por muitos vendors ? Eu trabalhava na Nortel a uns 3 anos, e lembro que era algo que nao tinha larga aceitacao...

Depois que virou IEEE 802.1ah, parece que a aceitação subiu...  mas é bem pesado em termos de overhead por frame, vai ver a maior parte prefere MPLS...

Mas essa é uma das minhas perguntas :-)  Tem alguém na lista usando PBB?

-- Henrique de Moraes Holschuh <hmh at ima.sp.gov.br>
IM@ - Informática de Municípios Associados
Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



      



More information about the gter mailing list