[GTER] RES: Roteadores e Switches de nível 3

Oliveira, Jose Jose_Oliveira at alliedtelesis.com
Tue Dec 1 09:19:10 -02 2009


Hermenegildo,

O mercado de produtos de Networking evoluiu de forma fantástica desde seu surgimento na década de 80. Considerando desde o momento em que surgiram os "HUBs", houve uma evolução substancial. 

O surgimento dos switches foi um grande passo, permitindo a separação das redes em domínios de colisões, o que melhorou muito a performance das já saturadas redes da época. Entretanto, a partir daí começou a surgir a necessidade de conectar as VLANs criadas nos switches pois havia usuários em algumas delas que precisavam se comunicar com outras VLANs. A principio, roteadores eram utilizados para tal tarefa, mas a performance era muito baixa.

Começaram a surgir Switches com capacidade de roteamento (a princípio, em software). Eles roteavam ENTRE as VLANs do mesmo, permitindo assim a comunicação das mesmas. Hoje os Switches L3 ainda fazem este trabalho, entretanto, eles também suportam protocolos de roteamento bem mais sofisticados, assim como uma miríade de outras funções (roteamento Multicast, listas de controle de acesso, QoS, etc). Os switches L3 em geral não possuem interfaces "WAN", como v.35 e outras que eram bem utilizadas no passado. Entretanto, com o advento de redes metropolitanas baseadas em Ethernet, os provedores de acesso hoje em dia entregam links Ethernet diretamente às empresas/residencias. Desta forma, os switches podem receber conexões dos provedores via cabos de fibra por exemplo. Ainda assim, sua funcionalidade de roteamento segue sendo mais orientada para aplicações LAN/MAN (redes locais e/ou metropolitanas) pois em grande parte possuem tabelas de roteamento pequenas (existem poucos switches que conseguem carregar uma tabela BGP completa por exemplo em sua memória) e seu forte é o roteamento em velocidade de cabo "wirespeed" entre as redes locais que conecta.

Os roteadores são dispositivos orientados desde sua criação à interligação de redes heterogeneas ou redes WAN, possuindo funções como firewall, generosas tabelas de roteamento, compatibilidade com praticamente todos os protocolos de roteamento disponiveis e etc. Os roteadores de pequeno porte acredito que todos usamos em nossas casas, para compartilhar nosso link de Internet entre os micros que temos instalados nas mesmas. Já os de grande porte oferecem capacidade de roteamento gigantescas a fim de poder rotear tráfego entre dezenas, centenas e até milhares de redes distintas ao mesmo tempo, conectando cidades, estados, países em redes bastante amplas e diversas. Todo o tráfego de rede da Internet no mundo é "roteado" por nós de roteamento gigantescos (em alguns há switches L3 também para algumas das funções de roteamento mais simples).

Att,

Jose Eduardo Oliveira - Sales Engineer, Brazil
 
jose_oliveira at alliedtelesis.com
 
+55 (11) 9978-3474
 
Allied Telesis Brasil
Rua Jose Jannarelli, 370 CJ 3
Morumbi - Sao Paulo - SP
CEP: 05615-000

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em nome de Hermenegildo Pimenta
Enviada em: Tuesday, December 01, 2009 12:53 AM
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] Roteadores e Switches de nível 3

Amigos,

O que os roteadores fazem que os switches de nível 3 não fazem?
E o que os switches de nível 3 fazem que os roteadores não fazem?


Obrigado.
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list