[GTER] RES: RES: RES: Numero máximo de conexões GVT / BRT-OI / NET!

Renato Frederick frederick at dahype.org
Mon Aug 24 20:38:39 -03 2009

EM grandes provedores, faz bastante diferença sim, principalmente pelo fato do "perfil" de torrent, por exemplo, ser sazonal.

Sai hoje um filme, a massa faz download dele, depois de um tempo poucos fazem de novo.

Neste pico de download, o investimento já se paga, pois como bem disse o Rubens, o cliente fica "feliz" em fazer download a quase 100% do que paga(lembrando que o usuário não sabe que internet tem troca de tráfego, que existe latência internacional - enfim, ele quer baixar "rápido") e o provedor economiza deixando de ocupar seu link internacional.

O Pequeno provedor talvez não se beneficie do cachê de p2p ou melhor, talvez o ROI não seja aceitável, mas cachê de vídeo e atualizações de Windows/Adobe/Antivirus com certeza sim!

Existe um projeto para cachê de vídeo e atualizações, o "thundercache", mas em meus testes a performance não foi bacana com algumas centenas de usuários simultâneos, infelizmente.

A todo momento surgem iniciativas de pequenos cachê de p2p, algumas até comentadas aqui na GTER, talvez em alguns meses/anos teremos soluções viáveis para o pequeno/médio provedor, já que as atuais são fora da realidade deste mercado, chegam facilmente aos 6 dígitos!