[GTER] RES: [ Switch: Metodos de Entrega ]

Oliveira, Jose Jose_Oliveira at alliedtelesis.com
Mon Aug 17 18:46:32 -03 2009

Amigos da lista,

Acredito que seja importante notar que os switches evoluiram MUITÍSSIMO desde sua introdução no mercado até os dias de hoje. O papel principal de um switch hoje em dia não é mais somente fazer o forwarding de pacotes baseados numa tabela de MAC addresses, eles tomam decisões muito além desta função inicial para a qual foram desenvolvidos.

O método cut-through (assim como algumas variações do mesmo) foram desenvolvidos numa época em que os switches eram BASTANTE LENTOS em sua tarefa de encaminhar pacotes. Os chipsets ASIC em boa parte dos casos sequer eram wirespeed e ofereciam latencias muito altas na trasmissão de pacotes entre as portas.

Considerando-se os chipsets mais modernos, esta latencia é muito reduzida, a capacidade de execução de tarefas que os mesmos podem executar diretamente EM HARDWARE, e a velocidades WIRESPEED é enorme. Isto fez com que o cut-through e suas variantes acabassem totalmente obsoletas. Aliás, eu não creio que seja possivel hoje em dia encontrar um switch com esta forma de encaminhamento de pacotes visto que ela não apresenta qualquer vantagem em relação às funcionalidades e performance presentes nos switches atuais.

Abraços,

Jose Eduardo Oliveira - Country Manager, Brazil

jose_oliveira at alliedtelesis.com

+55 (11) 9978-3474

Allied Telesis Brasil
Rua Jose Jannarelli, 370 CJ 3