[GTER] Rotas Diretamente conectadas e Rotas específicas no CISCO

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Wed Aug 12 18:10:43 -03 2009

Diego,
Na escolha da rota, a com maior prefixo, ou seja, a mais específica, tem a
maior precedência.
A questão de ser diretamente conectada, estática, aprendida via BGP, etc
pode ser utilizada como critério de desempate, pois cada um destes
protocolos de roteamento é associado a uma distância administrativa (AD)
específica, e esta é utilizada como fiel da balança na hora de escolher qual
rota instalar na RIB.

No seu exemplo, não há empate, o maior prefixo (o mais específico) é o
10.10.1.0/24, quando se consideram destinos nesta faixa. Por isso é sempre
esta a rota considerada no encaminhamento de pacotes para IPs 10.10.1.x,
neste caso.

Para maiores informações, inclusive sobre as distâncias administrativas
padrão para os diversos protocolos de roteamento, veja
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365/technologies_tech_note09186a0080094823.shtml

Abs, Gustavo Albuquerque