[GTER] Duvida SNMP MIBs

Eduardo Bastos elbastos at gmail.com
Thu Apr 30 10:35:13 -03 2009

Ricardo,

Talvez eu possa ajudar aqui. As MIBs são coleções de objetos gerenciáveis
que são expressas em ASN.1 (uma linguagem formal e abstrata) apenas para
poderem ser lidas
e integradas nos sistemas de gerenciamento (ex: OpenView, NetView). Ou seja,
para coletar informações de algum objeto gerenciável, você não precisa
'compilar' a MIB daquele objeto. Basta 'ler' a MIB (ou acessar sites que
fazem isso por você) e coletar qual o OID respectivo. De posso desse OID,
você poder inseri-lo em qualquer sistema de gerenciamento (ex: MRTG) e
monitorar a sua variável.

Se você estiver desenvolvendo um dispositivo qualquer que deve ser
gerenciado via SNMP, você gostaria que ele seja 'visto' pelos sistemas de
gerenciamento. Para isso, você descreve os objetos em uma MIB através da
linguagem ASN.1. Isso torna seus objetos 'visiveis' para os outros sistemas
de gerenciamento, já que é padrão que a MIB seja
descrita em ASN.1

Espero ter ajudado.

Abraço,

Eduardo Bastos