[GTER] RES: Duvida SNMP MIBs

Ricardo Barbosa spiderslack at yahoo.com.br
Wed Apr 29 22:26:16 -03 2009

Ola Adailton,

Obrigado pelas explicações mas surgiram outras duvidas

1) A questão é! por exemplo quero coletar quantidade de pacotes que
atravessam determinada interface de rede como um arquivo usando ASN.1 pode
verificar isso?
=> Sim, se o dispositivo possuir agente SNMP ou for compatível com algum
agente SNMP opensource.
A linguagem ASN.1 é utilizada para descrever/formatar "objetos gerenciáveis"
que podem ser diversos (estado e carga de cpu, estado e carga de interface,
etc, etc).
Então o ASN.1 serve apenas para dizer como esta organizado a MIB no sistema
gerenciado correto?

2) Existe algum software por trás ou o próprio net-snmp que faz isso?
=> Sempre existe um firmware no dispositivo. No suporte a SNMP o fabricante
do dispositivo desenvolve as MIBs no "padrão IETF" ou suas MIBs
proprietárias. A MIB constitui parte do agende SNMP do dispositivo
(firmware). A comunicação é sempre Gerente/Agente, onde no seu caso o
gerente é o net-snmp.
Certo o gerente seria o net-snmp, o agente seria por exemplo o Linux rodando
o snmpd, no caso o snmpd cria o banco de dados(MIB) e periodicamente carrega
esse banco de dados com os valores (por exemplos, carga de CPU, tx, rx,
traffic etc), e no caso esse banco seria uma estrutura em forma de arvoré no
qual o caminho que aponta para determinado objeto por exemplo uptime seria a
OID, correto? Então o snmpd seria uma aplicação servidor que fornece o
acesso a este banco de dados(MIB) , correto? J

3) Por exemplo se eu instalar um placa HBA em um servidor e quiser coletar
dados estatisticos desta placa precisarei instalar a MIB dela?
=> SIM e não. Se a placa possui as MIBs padrão (ex: MIB-II) voce já pode
acessá-la sem inatalar nenhuma MIB. Se a placa suportar MIB proprietária e o
seu gerente SNMP não tiver essa MIB carregada, voce terá que instalar. De
uma forma ou de outra, a placa deve suportar SNMP. Se não suportar SNMP, não
tem jeito...
Ai que vem a dúvida se esta placa possuir a MIB no caso ele vai possuir o
“snmpd” e o banco de dados(MIB), correto?, no caso se for proprietária ela
estará na MIB private(.iso.org.dod.internet.private.enterprises), Sendo
assim eu instalaria no meu notebook o net-snmp com as ferramentas snmpwalk,
snmpget e faria uma consulta por exemplo:

snmpwalk –c public –v 2c 192.168.1.1 .1.3.6.1.4.1.343

Neste caso eu iria conseguir coletar os dados do banco de dados(MIB) e não
tenho o arquivo txt no formato ASN.1 desta MIB(no caso a placa HBA), a
dúvida esta aqui, neste caso não preciso do arquivo de MIB certo?, e esse
OID não encontrei no arquivo MIB utilizei o software MIB Browser. Onde
estaria a utilidade do MIB?( Desculpe a ignorância)

4) no caso como é feito o "mapeamento" entre a MIB(arquivo texto) e os dados
brutos da interface(count, errors, traffic, etc)

=> Através de firmware, o fabricante deve formatar/disponibilizar os
parâmetros (memória, cpu, interface, sistemas, etc, etc) do dispositivo
através de "objetos gerenciáveis" da MIB, usando ASN.1.

No caso se eu tiver monitorando um Linux com asterisk(PABX IP) e instalar
uma placa FXO de um fabricante XXX, e quiser monitorar essa placa. O
fabricante XXX precisa me disponibilizar o software/firmware que vai pegar
os dados estatísticos da placa FXO, e criar o banco de dados(MIB) no caso na
hierarquia MIB-2 ou private, para que via protocolo snmp possa consultar,
correto? No caso eu teria que instalar o arquivo de MIB para ele entender
cada objeto(ou seja cada nome no arquivo MIB por exemplo cdpCacheTable
OBJECT-TYPE conforme o arquivo de MIB CISCO-CDP-MIB.my) para ele suportar e
entender cada MIB.
No caso o banco de dados(MIB) e um só, sendo necessário o software de
suporte a SNMP “apendar” no ramo da estrutura .iso.org.dod.internet.private
para MIB private ou .iso.org.dod.internet.mgmt.mibii, para mib2 correto?

Desculpe dos “corretos”, mas queria saber se meu raciocínio esta correto.
Obrigado Adailton

Atenciosamente.