[GTER] Duvida SNMP MIBs

Herbert Faleiros herbert at scw.net.br
Wed Apr 29 14:54:44 -03 2009

On Tue, 28 Apr 2009 13:06:59 -0700 (PDT), Ricardo Barbosa
<spiderslack at yahoo.com.br> wrote:
[cut]
> Por exemplo se eu instalar um placa HBA em um servidor e quiser coletar
> dados estatisticos desta placa precisarei instalar a MIB dela? no caso
como
> é feito o "mapeamento" entre a MIB(arquivo texto) e os dados brutos da
> interface(count, errors, traffic, etc). Desde já agradeço.

Geralmente os fabricantes de hardwares implementam MIBs já existentes (e
criam/complementam com algo proprietário algumas vezes. Neste caso basta
"instalar" a MIB proprietária e coletar as informações especificas da
mesma).

Como você está começando agora, não é necessário tentar criar suas
próprias MIBs, com certeza as informações que você quer coletar já
estão disponíveis nas já existentes (e o que não está geralmente
depende do suporte nativo do próprio hardware para funcionar).

Para te ajudar com isso (saber o que usar p/ coletar determinada
informação) existem diversos programas, como o Cacti (dê uma olhada nos
OIDs que ele utiliza p/ gerar cada gráfico e depois use o snmpget/snmpwalk
p/ ver de onde saiu os dados). Ou se estiver com coragem estude cada MIB
que se encontra no seu /usr/share/snmp/mibs (você usa o Slackware,
correto?), todas são comentadas (contém descrições sobre o que cada uma
faz).

Você pode "exportar" informações via SNMP (que não estão em nenhuma
MIB, por exemplo, informações processadas/criadas por um script em shell
sobre algo que você criou e quer monitorar/gerar estatísticas) sem ter de
criar uma MIB. Dê uma olhada em "arbitrary extension commands" na
documentação do net-snmp.

Dê também uma olhada em toda a documentação que se encontra aqui:
http://www.net-snmp.org (vai ter coisa que não acaba mais p/ estudar)

--
Herbert