[GTER] Duvida SNMP MIBs

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Wed Apr 29 09:22:45 -03 2009

1) A questão é! por exemplo quero coletar quantidade de pacotes que
atravessam determinada interface de rede como um arquivo usando ASN.1 pode
verificar isso?
=> Sim, se o dispositivo possuir agente SNMP ou for compatível com algum
agente SNMP opensource.
A linguagem ASN.1 é utilizada para descrever/formatar "objetos gerenciáveis"
que podem ser diversos (estado e carga de cpu, estado e carga de interface,
etc, etc).

2) Existe algum software por trás ou o próprio net-snmp que faz isso?
=> Sempre existe um firmware no dispositivo. No suporte a SNMP o fabricante
do dispositivo desenvolve as MIBs no "padrão IETF" ou suas MIBs
proprietárias. A MIB constitui parte do agende SNMP do dispositivo
(firmware). A comunicação é sempre Gerente/Agente, onde no seu caso o
gerente é o net-snmp.

3) Por exemplo se eu instalar um placa HBA em um servidor e quiser coletar
dados estatisticos desta placa precisarei instalar a MIB dela?
=> SIM e não. Se a placa possui as MIBs padrão (ex: MIB-II) voce já pode
acessá-la sem inatalar nenhuma MIB. Se a placa suportar MIB proprietária e o
seu gerente SNMP não tiver essa MIB carregada, voce terá que instalar. De
uma forma ou de outra, a placa deve suportar SNMP. Se não suportar SNMP, não
tem jeito...

4) no caso como é feito o "mapeamento" entre a MIB(arquivo texto) e os dados
brutos da interface(count, errors, traffic, etc)
=> Através de firmware, o fabricante deve formatar/disponibilizar os
parâmetros (memória, cpu, interface, sistemas, etc, etc) do dispositivo
através de "objetos gerenciáveis" da MIB, usando ASN.1.

[]s,
Adailton