[GTER] Performance DNS?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Apr 27 12:20:09 -03 2009

Bruno at openline.com.br wrote:
> Sim, é para dimensionar corretamente as máquinas que estou
> precisando da ferramenta de teste. Serão "apenas" 600 mil
> usuários se o projeto for aprovado...

Lembre-se de levar em consideração o DNSSEC no projeto.  Suportar DNSSEC
pode mudar a curva de carga, e se você não testar DNSSEC, é importante
colocar esta ressalva como um dos riscos do projeto.

Como load-share de DNS é simples, se teu projeto prevê um cluster com
facilidade para crescimento horizontal e load-balance (crescer
capacidade com a simples adição de mais servidores ao cluster), este
tipo de risco seria bem fácil de controlar e tratar.

Se bem que, com a capacidade dos recursivos de hoje em dia, não me
surpreenderia muito você conseguir dar conta com apenas um par de
servidores Intel 64-bits.  Mesmo se forem só dois servidores, recomendo
que use algum esquema de HA para não deixar um IP de DNS sem alguém
respondendo por ele, pois timeout de DNS primário é um transtorno para
os clientes.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.