[GTER] Performance DNS?

JB (Pegasus) jb at RedePegasus.com.br
Mon Apr 27 09:15:30 -03 2009

Olá !3runo,

Um servidor recursivo, não tem limites em relação ao atendimento a
requisições/consultas.

O limite virá, certamente, do hospedeiro.

Uso o Unbound (minha preferência para recursivo) e Bind (minha
preferência para autoritativo). Ambos possuem ferramentas estatísticas
que permite a eficiência sob o hardware no qual está instalado.

Já vi trabalhos de simulação (em Python) avaliando o comportamento de um
Bind (recursivo+autoritativo), em determinada máquina, sob a injeção de
consultas vindas de outras (em rede formada somente para testes,
abstraindo de um conjunto enorme de variáveis). Vou procurar aqui e, se
achar, lhe envio.  Existem simuladores, genéricos, disponíveis por ai.
Todos são complexos, face a variabilidade do hardware e nem sempre
produzem resultados precisos. Por exemplo, imagine avaliar a perda de
eficiência de um SO, quando um kernel está mal preparado e gerando
interrupções não esperadas ou não necessárias? Interrupções representam
um dos problemas mais críticos na medição de eficiência, nesse tipo de
cenário. Imagine, somente a variável memória x pacotes UDPs. Coloque
mais variáveis, digamos, tamanho do barramento e/ou número de
processadores. Tenho minhas dúvidas, sob o ponto de vista prático, se
valeria a pena tentar obter uma regressão de múltiplas variáveis (apesar
de não ter a mínima noção do resultado polinomial de uma equação dessas,
embora possa imaginar a complexidade.).

EMHO, a expectativa, a experiência e a demanda indicariam uma
configuração de hardware. As ferramentas de estatísticas e os logs, dos
servidores de DNSs, levariam você a avaliar se a decisão foi certa ou
errada.

Por outro lado, tenho observado nas diversas listas, que o Unbound é um
servidor bastante eficiente. Já vi alguns comentários (poucos) sobre
hardware x eficiência, na lista de usuários
(http://unbound.nlnetlabs.nl/pipermail/unbound-users/). Não fiquei
atento, mas ficarei de agora em diante e lhe envio em PVT eventuais achados.

[]s, Julião