[GTER] RES: Net Virtua DNS

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Fri Apr 24 14:14:42 -03 2009

Entendo... mas note que:
1. Uma das técnicas usadas pelo Conficker é fazer uma requisição DNS
para saber qual o IP do site onde ele tem que se conectar para buscar
novas "instruções" (também chamado de site C&C - Comando e Controle)
2. O Conficker não consulta apenas um site, ele tem uma lista com
alguns milhões de sites para consultar.
3. Novos sites são adicionados diariamente a esta lista

Conclusão: acho pouco provável que um filtro no Firewall consiga fazer
esse bloqueio.

Talvez o Fred possa dar mais informações sobre o que está sendo feito
a respeito para mitigar essa ameaça.

Conheço uma solução comercial para prevenir acesso do Conficker aos
sites C&C, mas prefiro tratar disso em PVT.

Um abraço,
Ricardo