[GTER] Root servers?

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Apr 23 16:17:10 -03 2009

bruno at openline.com.br escreveu:

> foi a primeira idéia mas os equipamentos serão "deployed" em
> muitas redes distintas e ficar descobrindo o servidor DNS
> de cada uma complica

    Bruno, uma pergunta .... esses seus equipamentos sabem tratar os
DNSs que você irá informar como ROOT servers, ou seja, ele vai saber
receber NSs e pesquisra em outros DNSs, fazendo a recursão em várias
consultas distintas ? Porque dependendo do equipamento, ainda mais como
um hardware com software embarcado como parece ser o seu caso, pode ser
que a implementação do cliente DNS seja simples o suficiente pra esperar
que você forneça um servidor DNS recursivo de verdade, o que não é o
caso dos root servers.

    Se o seu cliente DNS não souber fazer recursão, não vai adiantar
nada você fornecer os root servers pra eles, visto que esses servers não
fazem recursão absolutamente nenhuma.

    eu tenho um caso semelhante ao seu, já trocamos inclusive vários
emails na lista, no qual eu utilizo RouterBoard 450 com OpenWRT (linux)
em várias situações diferentes, provedores diferentes, também
enfrentaria o problema do DNS. Como resolvi ? Rodando uma instância de
um DNS server local no equipamento. Meu DNS sempre é 127.0.0.1.

    Não sei se seu caso permite ... mas caso você esteja utilizando
alguma coisa linux-like, talvez você consiga rodar um dns server nele.

    existem implementações mais 'leves' de DNS, como o maradns, que são
perfeitos pra dispositivos pequenos.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues