[GTER] Bloco /20 - Milhares de tentativas de conexão porta 445 (smb)

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Thu Apr 23 11:31:28 -03 2009

Maicon,
mal lhe pergunte, mas porque solicitaram AS? Com 4Mbps de link,
provavelmente não são multi-homed. Só utilizam 1 IP de todo o /20. E
normalmente o lixo na internet sobe bastante com o aumento do número
de IPs, aumentando largamente o consumo do link.

Possuo um servidor que tem um /24 só pra ele e já tive que preparar
diversas regras de proteção, pois qualquer scan já era um ataque de
negação de serviço. Em questão de segundos haviam 254 conexões
simultâneas nos serviços. Fora os lixos de netbios e afins. A máquina
tem uns 200Kbps de tráfego só de lixo continuamente. Não gosto disso
mesmo tendo 60Mbps de link.

Tirando por experiência própria, o seu problema é normal. E poderá
aumentar em momentos críticos na rede.

Att,

--
Carlos Eduardo Tavares Terra